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Uma indecisão bem comum para quem está ingressando no mundo do empreendedorismo é: por onde início o meu negócio? Bem, há uma série de caminhos possíveis. No entanto uma possibilidade que tem sido adotada por vários empreendedores, em todo o mundo, é desenvolver o seu Business Model Canvas ou, em português, Padrão de Negócios Canvas. A ferramenta socorro os principiantes a desenhar o teu padrão de negócios, de forma bem visual, simples e até já divertida.


Depois que você conhecê-la, ficará simples apreender por que o método feito por Alex Osterwalder, em sua tese de doutorado, ficou o “queridinho” dos adolescentes empreendedores. Para Marcelo Nakagawa, professor de Empreendedorismo do Insper, uma das grandes vantagens do Canvas é teu descomplicado acesso, em razão de o modelo poderá ser baixado da internet e utilizado de graça, desnecessário de fazer grandes investimentos. Além disso, ele destaca, assim como, sua facilidade de exercício. “Qualquer pessoa, mesmo com insuficiente conhecimento, podes usar esse jeito para elaborar seu padrão de negócio e proposta de valor. Ele integra diferentes conhecimentos numa única ferramenta visual”, conta o professor.


O Canvas tem nove “quadrados”, que precisam ser preenchidos com a superior quantidade de dicas possível. Depois, estes dados são capazes de (e devem) ser consultados a cada planejamento estratégico ou no dia-a-dia da companhia. Para ficar mais fácil de perceber como funciona pela prática, vamos construir o padrão de negócio de uma corporação fictícia, a Canetas Online.


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  • Inclua botões das redes sociais para as pessoas poderem partilhar os seus artigos

  • Mídia Buy

  • 4 - Tenha um propósito

  • 2 Wikipédia:Votações/Remover da política dos burocratas trecho contestado (2)

  • 2 Torcidas organizadas

  • Uma conta no Facebook Ads



Acompanhe o passo a passo pra montagem do teu padrão, com dicas do Nakagawa. Este é um dos itens vitais pro sucesso do teu negócio, desse jeito vale a pena investir mais tempo neste tema. − Quais são os serviços ou produtos que vamos doar aos nossos clientes? − Quem desejamos tomar com nossos produtos? − Garotas, jovens e executivos. − Quais os problemas dos nossos clientes que vamos proteger a resolver?


− Personalização de canetas a gasto acessível. − Maior desempenho na escrita com o design escolhido por cada comprador. − Opção de lembrancinha customizada. − Que valor vamos proporcionar aos nossos clientes? − Item de “estimação” e personalizado, não apenas um equipamento descartável, como tantas canetas que são deixadas em escritórios por aí.


− O que vamos entregar “a mais” para os nossos consumidores? − Uma caixa ou embalagem especial. − Entrega expressa, em até 24h. − Equipe treinada pra responder bem os clientes e solucionar seus problemas com agilidade. Deste item, vamos definir quem são os compradores pagantes, usuários e influenciadores.


− Os pais que compram as canetas para os filhos. − As pessoas que compram as canetas para si mesmas. − Pessoas em procura de presentes e organizações que conseguem encomendar para seus funcionários. Vale continuar ligado a esse item, pois que alguns segmentos de empresas possuem usuários que não irão pagar pelos serviços, todavia que precisam ser informados nessa fase.


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